sábado, 10 de março de 2012

Nova visita a academia do prof nildinho encontro de amigos dia 08/13/12
















                                                                                          


































FOI SO DENDE

sexta-feira, 9 de março de 2012

Visita dia 01/03/12 a Academia do professor nildinho


Um dos Grandes Mestres C.D.O


Mestre Espirro Mirim
Fundado em 1967 por Reinaldo Ramos Suassuna(Mestre Suassuna), é filiado à confederação Brasileira de Capoeira, O Grupo de Cordão de Ouro, com sede em São Paulo, capital, é um importante nome no cenário da capoeira.
Mestre Suassuna, como é conhecido, nasceu na Bahia, em 1938, capoeirista desde moleque, após iniciação com Mestre Sururu, Abiné e Tonho Rale, seguiu várias linhas de capoeira adquirindo conhecimentos com o Mestre Pastinha, Valdemar, Canjiguinha e Bimba. Foi para São Paulo, em 1965, com a missão de difundir a capoeira como folclore e esporte. Entre seus principais feitos estão diversas apresentações, gravação de 4 disco, direção do Grupo de Show Cordão de Ouro, criação e divulgação do "Jogo Miudinho" e realização de cursos e palestras em vários estados do Brasil e exterior.
Em Fortaleza, o mestre Espirro Mirim começou a capoeira, em Outubro de 1979, com Mestre Everaldo, com o apelido de "Mirim" somente. Em 1981 foi escolhido pela imprensa esportiva o melhor capoeirista daquele ano, a sua primeira formatura foi em 1984 em Fortaleza. No mesmo ano viaja para São Paulo e em 1985 integra-se ao Grupo Cordão de Ouro, onde o Mestre Suassuna lhe apelida de "Espirro", para não fugir de suas origens une os dois apelidos "Espirro Mirim".
Em 1991 recebe a corda de Mestre. No ano seguinte faz sua primeira viagem para São Francisco (E.U.A.) a convite do Mestre Marcelo Pereira (Caverinha). Apartir deste ano (1998) inicia sua carreira internacional, ministrando durante 4 meses, curso na academia Cordão de Ouro em Orlando (Florida), nesse período fez apresentações da Disneylândia e a abertura da Miss Brasil (E.U.A.), em Miami. Todo ano viaja para Israel, onde participa do Batizado e troca de cordão do Grupo Cordão de Ouro.
O Grupo Cordão de Ouro, atualmente, tem filiais em vários estados do Brasil e em alguns países como E.U.A., Israel, Londres, Alemanha e Portugal. Assim fica para os ilustres visitrantes desta página a potencia que a Capoeira segue atualmente no mundo, não limitando-se no pensamento que só o Brasileiro tem ginga, e apagando de vez a imagem negativa que certas pessoas tem sobre a capoeira.

Biografia - Mestre Vermelho 27


JOSÉ  CARLOS ANDRADE BITTENCOURT - (Mestre Vermelho 27)
Nasceu em 09 de Março de 1936 / Faleceu em 18 de Maio de 1996



Conhecido no mundo da Capoeira como Mestre Vermelho 27, discípulo do Mestre Bimba, teve no ano de 1972 uma missão muito difícil de preservar o espaço de capoeira, hoje o mais importante do mundo.
Sem nenhuma dúvida um capoeirista maluco pela capoeira, enfrentou familiares com sabedoria, convencendo-os de que a prática da capoeira era um bom negócio.(Que viria á ser uma missão muito importante na sua vida).
Tinha um laço afetivo muito grande com  Mestre Bimba, inclusive era um discípulo fiel, tinha um poder aquisitivo melhor  porque era  funcionário da PETROBRÁS. Vários alunos tinham ciência das dificuldades financeiras que o Mestre Bimba vinha enfrentando, inclusive da proposta recebida  de seu aluno Oswaldo de Souza para que se transferisse juntamente com seus familiares  para Goiás em busca de alguém que valorizasse mais a sua arte .
Não era o pensamento do Mestre Bimba, acabar com as atividades neste espaço, por isso propôs a alguns alunos á venda, como muitos não trabalhavam não puderam aceitar a oferta. Foi aí que Mestre  Bimba chamou Mestre Vermelho 27 e disse-lhe: Vermelho você é o único que pode ficar com este espaço porque é “MALUCO POR CAPOEIRA” . E assim foi feito, pois o Vermelho 27,  possuía  recursos suficientes, pois além de capoeirista também era funcionário da PETROBRÁS.
Esta negociação foi feita com direito a recibo, tudo pago conforme  o acerto entre o Mestre Bimba e seu discípulo Vermelho 27.
Vale ressaltar que naquele momento seu objetivo era tão somente ajudar  Mestre Bimba já que não tinha ambições em relação ao espaço adquirido.
Mestre Vermelho 27 resolveu continuar os ensinamentos da Capoeira Regional que conseguiu assimilar do Mestre Bimba, teve ajuda de várias pessoas entre eles Mestre Boa Gente, Ferro Velho, Vermelho Boxel, Mestre Bahia, e Mestre Bando, fazendo  assim várias alianças, para não fechar  o local.
Mestre Vermelho era um amigo de todas as horas e uma pessoa bastante polêmica e imprevisível.
Quando da viagem do Mestre Bimba á Goiás, o nome do seu trabalho o acompanhou, na sua jornada, porém no Pelourinho o nome  permaneceu na fachada principal  que era  CENTRO DE CULTURA FÍSICA REGIONAL, nome este  que ainda hoje pode  ser visto em  fotos antigas , recebeu  auxilio de vários capoeiristas inclusive de um por nome Coringa da linha de Capoeira Regional.
Muitas reuniões foram feitas no espaço administrado pelo Mestre Vermelho 27, para participação em campeonato de Capoeira  com a presença de diversos capoeiristas entre eles: Itapoan, Saci, Carlos Sena.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas o Mestre Vermelho 27 prosseguia levando a vida.
Em Fevereiro de 1974, Mestre Bimba veio a falecer no Estado de Goiás. Mestre Vermelho 27 então resolveu tirar a placa da fachada principal que preservava o nome do Antigo Centro de Cultura Física Regional, para colocar Centro de Capoeira Regional da Bahia, vale lembrar que Mestre Vermelho só mudou o nome da antiga placa após a morte do Mestre Bimba, pois o considerava como seu guia.
Não existia na mente do Mestre Vermelho 27, a audácia de querer ser o sucessor do Mestre Bimba, muito menos tomar o seu lugar. Pois o seu conhecimento era simplesmente a base do que aprendeu da capoeira Regional no Centro de Cultura Física Regional.
Cada aluno do Mestre Bimba que tivesse interesse em continuar a capoeira regional, era responsável e tinha a sua capacidade de ensinar o que havia aprendido com o Mestre Bimba, sendo assim cabe ressaltar que o Mestre Bimba não deixou nenhum documento assinado, delegando poder para qualquer aluno continuar o seu trabalho, e sim os alunos que tinham interesse poderiam  transmitir os ensinamentos da Regional, não podemos esquecer que a cada década  o trabalho realizado pelo Mestre Bimba sofria  mudanças sempre buscando a eficiência da Capoeira Regional.
Mesmo sabendo-se que a busca da eficiência na Capoeira Regional traria conseqüências, com alguns movimentos em desuso, ou sendo modificados.
Após a morte do Mestre Bimba, reuniram-se  vários mestres de capoeira, com o objetivo de discutir a Capoeira Regional e tentar aproximar-se ao máximo do trabalho deixado peloMestre Bimba.
Foi o próprio Mestre Vermelho 27 quem acrescentou ao seu nome o 27 por duas razões:

1a. Diferenciar-se  de  um outro aluno cujo nome era também era Vermelho: sendo que um era aluno do Mestre  Bimba e outro aluno do Mestre Pastinha.
2a. Que  o   nº  27 era o seu nº de sorte na Roleta, onde costumava jogar, e também a  placa do seu carro (segundo ele este nº lhe trazia sorte).

Mestre Vermelho nunca negou suas origens, foi aluno do Mestre  Bimba até na hora da sua morte, pois ainda no leito de um Hospital, em Salvador recebendo soro, com dificuldades para falar, fazia anotações  em um pequeno caderno sobre notas de berimbau.
Veio a falecer em 18 de Maio de 1996, devido a problemas de insuficiência respiratória, sobre os seus despojos foram colocado um Berimbau.
Deixou seu nome gravado na história da capoeira como marco da preservação deste  imenso  patrimônio cultural.

BOM DIA A TODOS ESSA AQUI E SO PRA DESCONTRAIR


2º AULÃO ABERTO CDO


domingo, 4 de março de 2012

Nota de Agradecimento


Obrigado a Todos os que Compareceram ao  5º Aulão CDO Caico !!!

                                        








 E para quem quiser pegas as fotos do nosso evento procurem no Orkut do graduado Daniel o link e esse aqui.. http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8321355721469879941