sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Um Pouco Da Historia dos Mestres

Mestre Burguês

 

Antonio Carlos de Menezes (Laranjeiras, 6 de setembro de 1955) é um capoeirista brasileiro.
Com três meses de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Teve o seu primeiro contato com a capoeira aos doze anos de idade, quando cursava a 6ª série no colégio Evangélico em Ramos ao lado da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. Jogava muita bola por ali, e havia um capoeirista chamado China, que sempre encrencava, e batia em todos. Então, um dia, resolveu treinar capoeira, para não apanhar mais do China, e de mais ninguém.
O primeiro mestre foi um exemplar do livro Capoeira sem Mestre, comprado pelo amigo Nelson, e juntos começaram a treinar os primeiros movimentos, no morro do Alemão, onde Nelson morava. Passado algum tempo, tomaram o gosto pela arte, e começaram a assistir às rodas do Mestre Mintirinha, e logo de início identificaram-se com o estilo de luta de seu irmão, Mestre Paulão, que iniciava suas aulas com o Mestre Silas no clube do Bolinha.
Como não tinham dinheiro para pagar a academia, juntaram cobre, chumbo, garrafas velhas, jornal, e venderam, conseguindo juntar dinheiro suficiente para pagar 3 meses de aula antecipados. Como isso era raro na época, Mestre Paulão e Mestre Silas pensaram que os meninos eram ricos dando assim o apelido de "Conde" e "Burguês".
Mais tarde, o amigo Conde afastou-se da capoeira, e Mestre Paulão fundou o grupo Muzenza, em 5 de maio de 1972, no Rio de Janeiro, porém, devido às atividades da Marinha, transferiu o comando do grupo ao seu discípulo Burguês, o qual é o presidente até hoje.
Em 1975, após lecionar em Madureira e Meyer na capital fluminense, decidiu buscar novos rumos e mudou-se para o sul do Brasil em Curitiba transferindo a matriz da Muzenza para lá. Passou por enormes dificuldades como frio,fome,preconceito. Contudo ele conseguiu vencê-las através de um trabalho voltado para as raízes da capoeira,implantando essa modalidade em clubes,escolas,comunidades carentes,universidades e quartéis.
Fundou a Federação Paranaense de Capoeira em 1985, foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Capoeira em 1992, fundou e é o presidente da Superliga Brasileira de Capoeira em 1998, publicou o livro O estudo da Capoeira, em 1978; publicou o livro Cânticos da Capoeira em 1982.
Tem 21 CDs de capoeira editados, sendo um deles gravado no[Canadá] e 13 DVDs. Em 1995, criou um jornal com a finalidade de resgatar a tradição da capoeira e ajudar todos os capoeiristas, e ministrou cursos em mais de 28 paísese realizou vários eventos mundiais.
Foi campeão brasileiro de capoeira em 1987 e foi técnico de 18 campeões brasileiros.
Em 2006 retornou ao Rio de Janeiro, realizando novos trabalhos na capoeira e realizando eventos notórios e inovadores na capoeira como o Muzenza World Fight. Evento este que consiste numa competição de luta de contato de capoeira.
É considerado um dos mais importantes capoeiristas da capoeira contemporânea e um dos precursores e principais divulgadores da capoeira no sul do Brasil.
É o atual presidente do grupo Muzenza de capoeira, o qual está entre os 3 maiores e mais importantes grupos do mundo e presente em mais de 25 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário